PRECISAMOS DA FONÉTICA PARA APRENDER INGLÊS?
FONÉTICA MUDOU MINHA VIDA
Em 2011 comecei a estudar fonética da língua Inglesa na universidade, eu tecnicamente já falava Inglês. Nos dois semestres que se seguiram no curso de fonética, descobri que muitas coisas que havia aprendido não estavam corretas, e aprendi coisas que julgo hoje importantíssimas para o aprendizado não somente do Inglês, mas de qualquer Idioma.
Hoje percebo que estudar fonética pode ajudar a entender como os fonemas no Inglês devem ser pronunciados e como deve ser o ritmo da fala. A língua inglesa é uma língua caótica, cheia de exceções às pequenas coincidências, vale a pena compreender as coincidências fonéticas, mas sempre lembrando que precisamos praticar constantemente para que possamos conhecer o máximo do idioma e termos domínio. Estes conceitos fonéticos me ajudaram a compreender detalhes importantes da língua, e ao meu ver qualquer estudo feito sobre o assunto por menor que seja fara um efeito gigantesco em como você se comunica e interage na língua.
Nesta primeira postagem do Blog do site, quero falar de alguns tópicos para melhorar o estudo inicial da Língua Inglesa.
CRESCIMENTO DE MÍDIAS NO TEMA DE ENSINO DA FONÉTICA INGLESA NO BRASIL
Talvez o que estou falando aqui seja óbvio hoje em dia, mas de 2000 ate 2011, a fonética não era muito abordada, tanto que não se encontrava muita coisa sobre o assunto de fonética da língua Inglesa em vídeos com tanta facilidade como hoje, de 2015 pra cá, explodiram no youtube vários canais abordando a fonética do Inglês como algo primordial pra estudar no momento Inicial de nossa jornada no estudo da língua, desde 2011 procurava conteúdos na internet para estudar e não encontrava nada sobre o assunto, um pequeno vídeo sobre o assunto não encontrava no youtube, ate que em 2016 eu encontrei os vídeos da RACHEL’S ENGLISH, um canal fantástico que ensinava fonética e fonologia da língua Inglesa, porém ainda com poucos vídeos disponíveis na época. De lá pra cá só tem crescido o ensino de Inglês no Brasil, embora que apenas um pequeno percentual da população fale Inglês.
Em 2019 o Brasil ficou em 59º lugar no índice de avaliação da proficiência da língua, Holanda ficou em 1º lugar, entre os 19 países da america latina o Brasil ficou em 12º lugar e a argentina em 1º.
NOSSO APARELHO DE PRODUÇÃO DA FALA
A língua é um código sonoro, pra criá-la precisamos de aparelhos que produzam os sons, e felizmente, somos dotados desse dom maravilhoso da fala, que embora façamos tranquilamente no dia dia, internamente é um processo complexo e maravilhoso, um verdadeiro milagre podemos assim chamar. O ar que sai de nossos pulmões é o principal responsável pela formação dos sons, e em nossa garganta e boca possuímos todos os aparelhos que moldam a fala, as cordas vocais, a língua, os dentes, os lábios, a úvula, o nariz, são responsáveis por moldar o som que é produzido nas cordas vocais, formando assim os diferentes sons, que juntos, produzem significado para nosso cérebro, permitindo assim que haja comunicação entre os seres humanos.
De idioma para Idioma, os articuladores da fala citados acima, podem ser usados de uma forma diferente, resultando em diferenças sonoras que podem não ser interpretadas adequadamente de um falante para o outro, e uma vez que não ha compreensão destes novos sons, temos dificuldade de nos comunicar e entender um idioma que não o nosso nativo.
Sendo assim é tão importante não somente estudar os sons, mas também como estes sons são formados.
FONÉTICA COMO BASE DA LÍNGUA
Em minha opinião, tendo em vista que tenho aplicado a fonética no meu ensino, acredito que podemos fazer grandes mudanças na forma do ensino se a fonética da língua for aplicada de uma forma mais simplificada, tocando nos pontos mais essenciais de estudo, que ajudarão a moldar a forma como pronunciamos e ouvimos. No Brasil temos muito ainda a crescer em relação ao idioma, e podemos tornar um dia a maior parte dos Brasileiros fluentes em Inglês.
Para quem decidiu estudar Inglês por conta própria, nesta postagem, quis especificamente abordar sobre o tema e deixar algumas dicas do que estudar e que termos pesquisar. Em 2015 comecei a dar aulas de Inglês particulares, e um ano antes estava trabalhando incansavelmente na minha própria metodologia, entendi que existem 7 a 8 tópicos principais que devem ser estudados Individualmente antes de aprender a Língua Inglesa, os estudo dos fonemas, consoantes e vogais, entender que em certas situações estes fonemas mesmo escritos não serão pronunciados, aprender sobre o ritmo da língua e suas conexões na fala sequencial, intonação e etc.
Como não quero me estender muito, vou abordar os tópicos mencionados em artigos diferentes, cada tópico vai incluir uma abordagem sobre o tema para lhe direcionar para o estudo pessoal, de cada um deles, os termos e informações podem ser pesquisadas em outras fontes facilitando a busca do tópicos e ajudando no estudo. Fique ligado para acompanhar essa série aqui no blog do site GET FLUENCY ONLINE.
Um grande abraço a todos. Deixem um comentário falando se o tópico lhe ajudou de alguma forma, e caso tenha alguma duvida será um prazer poder dirimi-la.